quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Já não se faz disto.


Nas mudanças fui descobrindo objectos que os meus sogros tinham guardados e que eu desconhecia. Fico fascinada com a arte que utilizavam em tudo, num simples guizo para o borrego com o nº do animal, o guizo era todo trabalhado manualmente e com muito bom gosto. Descobri outro objecto que sinceramente não sei o nome, que era da minha sogra e que servia para descamisar o milho. Para quem não sabe o que isto é, eu explico, quando o milho é apanhado tem que se lhe tirar as folhas que envolvem a espiga a que chamam camisas, esta tarefa era feita sempre à noite e havia sempre cantares e festa e muito namoricos foram arranjados nestas descamisadas, eu tive o privilégio de ter assistido a algumas das minhas tias e da minha avó.Era uma alegria cada um cantava o que sabia muitas vezes acompanhados à concertina.O pior era a comichão que o pó do milho dava no corpo eu sofria muito com isso (menina da cidade...).

O guizo todo trabalhado com folhinhas.
O tal objecto que não sei o nome, reparem nos pormenores, até tem gravado o nome da minha sogra.
Tenho os dois objectos pendurados no lavatório antigo que está a servir de mesa de apoio ao sofá da sala., adoro vê-los lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...